quarta-feira, 21 de julho de 2010

História



Os primeiros relatos históricos sobre o município atestam que o início de sua colonização se deu por desbravadores oriundos da Bahia que procuravam terras férteis e propícias à criação de gado, em meados do século XIX. Em sua obra “Memória dos Confins”, Jesualdo Cavalcante Barros narra a saga do capitão José Antônio Barreira de Macedo e sua expedição pelas terras que hoje formam a cidade de Santa Filomena.
O historiador Pereira da Costa, em seu manuscrito “Notícias sobre as comarcas da Província do Piauí, de 1885, reconhece a primazia de José Antônio Barreira de Macedo na fundação de Santa Filomena. Com efeito, afirma ele: “A vila de Santa Filomena é uma das mais modernas da província, pois sua origem remonta o ano de 1854”.
Na mesma obra a parece a figura de José Lustosa da Cunha – o Barão de Santa Filomena – que se estabeleceu na região e constituiu família, deixando muitos descendentes. O coronel, e depois barão, chegou por volta de 1856, trazendo consigo familiares, agregados e escravos.
Segundo a tradição oral, Filomena foi o nome dado a uma das filhas do senhor barão, que, por ser devoto de Santa Filomena, deu esse mesmo nome à povoação.
Hoje, Santa Filomena conta com 154 anos de história, e 145 anos de emancipação política!
Apesar do tempo, Santa Filomena, assim como muitas cidades do sul do estado do Piauí, apresenta características tipicamente rurais. A sociedade filomenense apresenta traços pouco modernos, pois ainda preserva muitos hábitos e costumes cotidianos de seus antepassados.
Texto: Marcus Vinícius Lira e Lúcio Ronner Báccaro
Imagem: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário