terça-feira, 18 de outubro de 2011

Além do Mérito a transformação da realidade

Educar nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Vemos a todo momento situações que nos desestimulam, nos fazem repensar às vezes se vale apena exercer esse tão sagrado ofício. Contudo, há também aqueles bons exemplos que nos restabelece e dão cor nova à tela. Nesta última sexta-feira, 14, o Professor Saulo Pinheiro representou um desses exemplos de incentivo. Esteve em Teresina recebendo um prêmio em nome de todos os professores do Educandário São José, por terem conseguido alcançar um dos melhores índices na avaliação do IDEB no Piauí. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu no Palácio de Karnak. Muitos professores estiveram presentes e foram homenageado na presença do governador do Piauí, Wilson Martins, e do Secretário Estadual de Educação, Átila Lira.

Gostaria de iniciar parabenizando Professor Saulo e a Diretora Inácia em nome de todos os professores que fazem e fizeram parte desta escola, que contribuíram para que o fato acima ocorresse. Sinto-me bastante feliz porque trabalho nesta escola e percebo que a premiação é mais do que merecida, uma vez que os profissionais que compõem essa escola são esforçados e procuram desempenhar um bom trabalho. São de profissionais assim que a Educação não somente piauiense, a do Brasil de modo geral, precisa.

Sabemos que não é fácil dar aulas em escolas sem estrutura adequada para se chegar ao ponto que se almeja. O giz e o livro didático, o básico material que a maioria das escolas disponibiliza, não estimula em nada a produtividade do professor. Se a escola se torna desinteressante para os discentes, a culpa recai sobre o professor. Se a maior parte da turma é reprovada, a culpa recai sobre o professor... Se os índices pioram, são os professores que não estão dando aula. O Estado pouco se preocupa, porque acha que o mísero salário que oferece aos educadores obriga-os a prestar um bom serviço, independente das condições que lhes são impostas.

É por isso que me orgulho do Educandário. Porque conseguiu superar o descaso, a indiferença do Estado.

 Esse ano passamos por problemas que comprometeram seriamente o nosso cotidiano escolar. Faltam professores, atraso de salário, falta de recursos para a aplicação das aula... uma bagunça. Prejudicando uma escola tradicional, de renome, que educou centenas de estudantes no decorrer de sua história. Manchando o mérito de quem deu vida à Educação em nossa cidade.

O Educandário São José a meses espera por um laboratório de Informática. A sala onde supostamente funcionará o laboratório prometido está a meses pronta. Vazio. A Escola com muito esforço, mesmo com suas limitações, fez sua parte e espera até hoje. Mas, esse mesmo Estado que descumpre seu papel quer resultado. Quer melhoria. Está ai, nós conseguimos um resultado positivo quando tínhamos todas as chances de não conseguir. Mérito desses guerreiros que enfrentam todos os dias a difícil tarefa de ensinar.



Até achei bacana a iniciativa do Estado de premiar os professores. Eles realmente merecem. Mas isso não apaga a indignação da classe em relação aos poucos investimentos no setor, à indiferença de quem tem o poder de mudar a situação com organização e vontade política, mas não muda. Não muda. Não muda. E assim, tantas outras escolas que poderiam ter a chance de passar por esse prazer de ser premiadas, têm de conviver todos os dias com o abandono, nutrindo-se de esperança ao apostarem nos pequenos que educam, mesmo sabendo que faltam-lhe recursos para fazerem esta aposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário